O objetivo deste blog é divulgar e expandir os ensinamentos das tradições orientais, voltados especificamente para a prática da Ayurveda e da Yoga como caminhos de desenvolvimento pessoal e mudanças integrais.

Farei dele um singelo roteiro deste mundo, e espero que cada leitor que passar por aqui possa encontrar algo que ressoe em sua experiência.

Bem-vindos, Namastê!


domingo, 11 de março de 2012

Agni - O Fogo da Vida


O tempo é uma experiência, e não algo a ser medido.


A Ayurveda existe como conhecimento igualmente popular e transcendental há mais de 7 mil anos, e até hoje se mantém e se espalha desta forma.


Espero que o pequeno ano que nos distancia do último acréscimo a este blog tenha sido pequeno o suficiente para manter-lhes o interesse, mas grande o bastante para ter deixado saudades!


A mim deixou, e é por este motivo que aqui retorno para recapitular o que foi feito e dar seguimento à expansão de conhecimentos sobre esta ciência milenar.


Dentro de nosso percurso pela Ayurveda, conseguimos nos aproximar melhor de seu modo de compreender homem e mundo , de suas formas de atuação na saúde e de como todos eles tem como base os cinco primordiais elementos da natureza: espaço, ar, água, fogo e terra.

Começamos, então, por onde tudo começa: pelo Espaço. Não há evento que se dê fora dele, nem vida que sem o mesmo se manifeste.

Seguimos pelo Ar, que inicia os movimentos do corpo e faz respirar a vitalidade.

Continuamos pela água, que abastece as funções de unificação e dissolução do organismo, dando o sutil e primeiro passo na direção da transformação.

E hoje, tomaremos o rumo do elemento diretamente responsável por este processo de mudanças:


O Fogo.


Na história do ocidente, a ‘descoberta’ do fogo foi responsável por grandes mudanças na sobrevivência, na qualidade de vida e na alimentação dos povos. No oriente, o fogo é tão antigo quanto a vida, e inseparável dela.

O processo basal que mantém vivo os seres humanos* é a alimentação, e toda a saúde na Ayurveda será sempre medida pela qualidade do processo digestivo daquele que nos vem ao encontro.

Este processo é fundamentalmente executado por agni, o fogo digestivo. Agni é a força vital capaz de digerir os alimentos e dar bom destino a eles, e funciona como uma fogueira que precisa sempre estar acesa para que possibilite essa transformação.

O fogo de agni não se restringe ao abdômen, e se encontra também, sob outras formas, em todo o corpo, digerindo pensamentos, emoções e dissolvendo excessos – como o muco. A saúde de nossa tez, nosso bem estar hepático e a acuidade de nossa visão são também responsabilidades de agni.

Nenhuma reação em nosso corpo ocorreria se não fosse temperada pelo calor certo. Um corpo exposto ao frio começa a padecer, assim como aquele que se eleva demasiadamente em temperatura perde a capacidade de manter suas estruturas. O Fogo vital é aquele que permite as transformações mais essenciais em nosso organismo: assim como vemos um vegetal modificar sua estrutura quando exposto ao cozimento, podemos compreender que alimentos ingeridos e passados pelo crivo do fogo digestivo em nosso corpo se tornam energia, sustento e remédio.

Veremos a diante como a alimentação é a maior ferramenta curativa da Ayurveda, e como ela influencia diretamente a qualidade desta ‘fogueira’ que citei.

Na natureza existem horas, estações e lugares mais quentes, todos estes influenciando o corpo do qual se fala, no momento em que dele se fala. Desta forma, é visível como o fogo permeia toda a vida, não apenas aquela que reconhecemos dentro de nosso contorno físico chamado de ‘corpo’.

É importante que comecemos aqui a criar uma certa identidade para os elementos, pois em breve eles começarão a se combinar no entendimento das estruturas e funções mais complexas do corpo, bem como na compreensão dos mesmos em todos os alimentos. É esta compreensão que permite que combinemos os tipos de alimento com os tipos de corpo, promovendo a manutenção ou o reestabelecimento da saúde.

Peço a vocês que não deixem nenhuma dúvida sem resposta! Será um prazer conversar diretamente sobre alguma questão que venha a surgir.

No próximo encontro falaremos do último dos elementos: a Terra. Ela é o pico da condensação física, e veremos como podemos vivê-lo a nosso favor!


Espero vocês lá, grande abraço!



*Com exceção dos ascetas – os grande sábios iogues que renunciaram ao alimento. Mas eles são casos especiais, e podemos falar dos mesmos mais a frente se for interessante a todos.

2 comentários:

  1. Mto bom, filha! Gostaria de entender melhor a combinação dos tipos de alimentos com os tipos de corpos. Te amo. Bjs! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Vamos entender isso assim que terminarmos os elementos e compreendermos como eles se combinam nos corpos e na natureza!! Beijão!

      Excluir