O objetivo deste blog é divulgar e expandir os ensinamentos das tradições orientais, voltados especificamente para a prática da Ayurveda e da Yoga como caminhos de desenvolvimento pessoal e mudanças integrais.

Farei dele um singelo roteiro deste mundo, e espero que cada leitor que passar por aqui possa encontrar algo que ressoe em sua experiência.

Bem-vindos, Namastê!


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Com o que estamos lidando?


A ayurveda é correta e comumente entendida por “Ciência da Vida” (do sânscrito: ayus = vida, veda = conhecimento), mas é realmente preciso mais que etimologia para aproximar-se de seu real significado. Trata-se da ciência da ‘vida viva’, a sabedoria da vida experienciada.

Inevitavelmente passa por teorias, mapeamentos, escritos, referências estáveis; mas vai também muito além disso, por considerar uma dimensão do viver que transcende o objetivável. É certo que seus ensinamentos provém de uma fonte que deu origem a diversas práticas religiosas, e que se encontra em grande parte atrelada a elas. Mas isso não quer dizer que o seja de maneira institucionalizada, pragmática e restritiva. Apenas a compreensão que se tem de ‘vida’, ‘homem’, e suas múltiplas combinações estão, em muito, próximas destas como vistas sob a ótica da religiosidade oriental.

Por se tratar do que podemos chamar, aqui no ocidente, de uma ‘medicina holística’, a Ayurveda caminha ao lado de um entendimento que abarca no homem suas diversas e inseparáveis dimensões: corpo imbricado à mente e estes às emoções, todos em comunhão. No oriente sequer faria sentido dizer que ‘corpo’ está atrelado à ‘mente’, pois pensá-los de maneira distinta para então apontar sua relação já não seria cabível. O que há é um entendimento do uno, ao invés do segregado.

Toda prática e conhecimento ayurvédico vem a partir de observações do funcionamento do corpo vivo, já que igualmente vivos corpos receberão seus tratamentos. É essa dimensão, da dinâmica peculiar de uma vida em processo, que escapa muitas vezes à medicina ocidental, que disseca o corpo morto. Corpo esse que, aparentemente, se iguala em forma àquele que está vivo, mas difere por não ter o funcionamento inteligente de um que ainda bate e se transforma. É nessa inteligência que a Ayurveda vai atuar, é com essa capacidade de mutar-se que ela conta ao medicá-lo, ao trazer para o seu berço alguém que lhe venha ao encontro.

Quando chamo a Ayurveda de transcendente então, não me refiro a misticismos ou a compreensões intuitivas e incertas, mas sim a uma possibilidade de enxergar o viver além do separatismo ao qual estamos acostumados. Ela transcende a forma usual de como vemos as coisas, nos convida a experimentar uma existência mais plena e mais completa, por agregar e aceitar em si tudo aquilo que participa de uma experiência humana, com sua enorme gama de possibilidades.

Em breve, falarei melhor de como esse entendimento se dá, de qual é a compreensão ayurvédica da natureza e de nossa forma de vida; de como doenças se instalam e se perpetuam, e qual o caminho possível e convidativo para que se passe a viver em um estado de saúde, ao invés de um de guerra declarada ao mal-estar.

Agradeço àqueles que me acompanharem neste caminho, de aprofundamento e descobertas, com intuito de que toda ciência verdadeira possa levar benefício a muitos.


Bhavatu Sabba Mangalam

Que todos os seres sejam verdadeiramente felizes

12 comentários:

  1. Olá Letícia
    Parabéns pelo blog. Metta de Curitiba, monica

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia,
    Parabéns pela boa idéia do blog.É claro que estarei te acompanhando "neste caminho, de aprofundamento e descobertas, com intuito de que toda ciência verdadeira possa levar benefício a muitos".Sucesso e felicidades.Um beijo.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Que isso heim Letícia, quanta sabedoria!! hahahaha
    O blog está lindo, sempre que der vou dar uma passadinha aqui para ver se aprendo um pouco tb!!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia!
    Está lindo o blog!
    Adorei seu texto. Muito bonito!
    Vou colocar no meus favoritos.
    rsrs
    Beijos
    Nathália

    ResponderExcluir
  5. Letícia!
    Legal o texto, bem claro. Vou acompanhar os próximos posts.
    bjo,
    chico

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Minha Le amadinha...com que pedra preciosa fechei meu ciclo de reprodução!! Quanto orgulho desta filhota determinada a trazer esclarecimentos sobre a vida!
    Sucesso, minha querida, sempre!!!
    Que Deus te abençoe e receba tb minhas melhores vibrações de luz e de paz!
    Te amo e te abençoo!! Liana

    ResponderExcluir
  8. Monica, saudades! Metta carioca pra você!

    Livia, Nati, valeu a visita! Que bom que gostaram! Sejam sempre bem-vindas :)

    Chico, bom te ver por aqui tb querido! Vamos sempre trocando as figurinhas!

    Mãe, pai, obrigada pelo apoio! Amo vcs!


    E aguardem, em breve teremos mais textos bacanas!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Lê, você escreve muito bem!!!Parabéns pelo blog, e que ele possa ajudar a muitos!Gostei muito das explicações e me identifico bastante com esse pensamento holístico e que preza pela vida viva como você disse!Nada mais sábio e coerente!Bjããooo!!!Ray

    ResponderExcluir
  11. Oi Ray, Obrigada! Que bom que gostou!
    Continue acompanhando, e vamos vivamente trocando umas figurinhas! rs

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Poxa!! Tri legal seu blog Letícia.Adoro esta questão Holística.
    Parabéns! Um abraçooo!

    ResponderExcluir